Veja que teste interessante
Acesse o linck e faça o teste: http://delas.ig.com.br/comportamento/voce+esta+na+profissao+certa/n1237820781970.html
Estado do Acre volta a ter -2 horas em relação a Brasília
Vela essa materia divulgada a respeito da mudança do fuso horário do acre. Acesse: http://www.politicaexterna.com/15146/acre-escolheu-em-plebiscito-paralelo-ao-segundo-turno-das-eleicoes-2010-que-retornara-ao-fuso-horario-de-duas-horas-em-relacao-a-brasilia
Novidade sobre a população brasileira
Veja uma matéria interessante sobre mudanças na estrutura etária da população brasileira. Acesse: http://economia.ig.com.br/brasil+tem+15+anos+para+colher+bonus+da+forca+de+trabalho/n1237814998689.html
Classificação climática do Brsil
Após estudar sobre climas do Brasil, vejam a classificação climática de Wilhelm Koppen e Arthur Strahler.
Sub-regiões do Nordeste
A região Nordeste é composta pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em seu território há uma grande diferenciação de características físicas, refletindo diretamente nas atividades econômicas e sociais da população. Devemos romper com o paradigma de que o Nordeste brasileiro é um lugar de seca, fome e miséria, e sim, saber analisar essa região tão rica em belezas naturais e diversidade cultural. Entender as sub-regiões do Nordeste é o primeiro passo.
A Região Nordeste é dividida em quatro sub-regiões:
1.meio-norte
2. sertão
3. agreste
4. zona da mata
1. O meio-norte corresponde à faixa de transição entre o sertão semi-árido do Nordeste e a região Amazônica, inclui os estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria. Apresenta índices pluviométricos maiores a oeste. As atividades econômicas de maior destaque são o extrativismo vegetal, praticado na mata de cocais remanescente, a pecuária extensiva e o cultivo do arroz e do algodão.
2. O sertão é uma extensa área de clima semi-árido, que compreende o centro da região Nordeste, está presente em quase todos os estados da região. As chuvas são escassas e mal distribuídas. A vegetação típica é a caatinga. A bacia do rio São Francisco é a maior da região e a única fonte de água perene para as populações que habitam suas margens, é aproveitado para irrigação e também é fonte de energia através de hidrelétricas como a de Sobradinho (BA). As maiores concentrações humanas estão nos vales dos rios Cariri e São Francisco. A pecuária é a principal atividade econômica, ao lado do cultivo irrigado de frutas e flores.
3. O agreste é a área de transição entre a zona da mata, úmida e cheia de brejos, e o sertão semi-árido. A principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.
4. A zona da mata compreende uma faixa litorânea de até 200 quilômetros de largura que se estende do Rio Grande do Norte ao sul da Bahia. É a sub-região mais urbanizada e populosa. O clima é tropical úmido e o solo é fértil em razão da regularidade de chuvas. A vegetação natural é a mata Atlântica, praticamente extinta e substituída por cana de açúcar. Além da cana, do cacau, do fumo e da lavoura de subsistência, destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.
As características das sub-regiões nordestinas são de fundamental importância para a compreensão das relações sociais ali estabelecidas, outros aspectos de grande importância devem ser entendidos, para que uma análise da região seja feita sem preconceitos e distorções.
Assinar:
Postagens (Atom)