VELHA E NOVA ORDEM MUNDIAL

Veja os mapas abaixo. Eles  ajudam na compreensão sobre a Velha e a Nova Ordem Mundial


GLOBALIZAÇÃO

Leia o texto abaixo. É um bom resumo para entendimento rápido sobre Globalização.

       Literalmente, costuma-se dizer que a globalização iniciou-se no século XV, com as grandes navegações portuguesas e espanholas. Porém, de modo geral, a maioria dos estudiosos considera como início da globalização, principalmente, a criação do Mercado Comum Europeu, em 1957, e a nova divisão do trabalho com a expansão das empresas  transnacionais, ocorrida a partir do icio da década de 1960.
     Mas a acelerão do processo de integração global entre as nações ocorreu na década de 1980. Após a crise econômica mundial, vivida nos anos 70 e 80, iniciou-se um novo período, devido principalmente à revolução na informática e nas comunicões
     A partir de 1986, a ordem potica internacional começa a sofrer alterações. Mikhail Gorbatchov assume o governo da União Soviética e implanta a glasnost - uma política de transparência e mais democrática e  a perestroika - reformas econômicas semelhantes a de países capitalistas. Essas iniciativas soviéticas, aliadas a maior rapidez na circulação de informações, fruto da revolução tecnológica que estava ocorrendo, fizeram com que as reivindicações por Democracia se alastrassem pelo mundo. Em 1989, o muro de Berlim é derrubado e, no ano seguinte, a Alemanha volta a ser um país unificado. Em 1991, a União Soviética chega ao fim. 
     Sem a bipolarização provocada pela Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética, as relações comerciais, internacionais, culturais, o turismo e os investimentos das multinacionais se intensificaram entre várias partes do mundo. A interdependência entre os países, principalmente comercial, é a maior característica da globalização hoje. 
     Nações de uma mesma região unem-se em blocos para se fortalecerem e ter maior competitividade. As fronteiras. entre os países de um mesmo grupo são relaxadas e seus cidaos podem transitar quase livremente por elas.
Texto extraído do manual: Conhecimentos gerais / Equipe DCL. São Paulo: DCL, 2009 (vários autores)