Vídeo: a Terra como você nunca viu

Veja que matéria interessante divulgada no site www.ig.com.br  em 31/03/2011. Achei muito maravilhosa esta imagem da Terra. É tudo aquilo que a gente vê nos livros, só que de forma real, afinal é imagem de satélite.

Mapas de satélite detalham formato irregular da Terra)

Acesse: http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/mapas+de+satelite+detalham+formato+irregular+da+terra/n1300019277212.html

Terra: Movimentos, Coordenadas e Zonas Climáticas

Recomendo o blog http://geoprofessora.blogspot.com/2008/07/terra-movimentos-coordenadas-e-zonas.html  que tem um conteúdo legal sobre a Terra: Movimentos, Coordenadas e Zonas Climáticas.

Principais diferenças entre capitalismo e socialismo

Veja de forma resumida as características do Capitalismo e do Socialismo. O site indicado apresenta conteúdos de todas as disciplinas, com temas diversos. Vale a pena conferir. Acesse o link e bom estudo.

http://www.brasilescola.com/geografia/principais-diferencas-entre-capitalismo-socialismo.htm

Acesse o link: http://geoprofessora.blogspot.com/2008/07/contedo-capitalismo-srie-7-srie.html . Lá tem uma atividade que dá para testar seus conhecimentos a respeito do conteúdo Capitalismo e Socialismo.

Fuso horário - Atividade

Leia os textos e analise os mapas:


O planeta Terra possui uma forma esférica, por isso quando realiza o movimento de rotação (movimento que a Terra realiza em torno de si mesma), uma parte fica iluminada, enquanto a outra fica escura. Na medida em que o movimento se realiza, áreas que estavam iluminadas vão gradativamente perdendo luminosidade, ou seja, onde é manhã logo passa a ser tarde, e assim por diante.

O planeta Terra possui 360°, o dia é composto por 24 horas. Então, se dividirmos 360° por 24, totalizamos 15°, o que corresponde a 1 hora. O movimento de rotação é responsável pelo surgimento dos dias e das noites. O homem instituiu horários distintos no mundo, e partir daí foi implantado o sistema de fusos horários.

O mundo possui 24 fusos, cada um desses corresponde a uma linha imaginária traçada de um pólo ao outro. Desse modo, cada fuso se encontra entre dois meridianos. Toda porção terrestre que se estabelece nesse intervalo possui o mesmo horário.
 

Antes da implantação dos fusos, havia diversos contratempos e problemas, por isso foi realizada em 1884, nos Estados Unidos, uma conferência de astrônomos na qual foi discutida a padronização dos horários em todos os pontos do planeta. O Meridiano de Greenwich é o meridiano principal, uma vez que esse é o ponto inicial ou referencial para a implantação dos fusos. A partir do Meridiano de Greenwich, no sentido leste, a cada fuso adianta-se uma hora, e no sentido oeste, atrasa-se uma hora. Por exemplo: se em Los Angeles (EUA) for 14 horas, em Bagdá (Iraque) - cidade localizada a onze fusos de diferença - será 1 hora. Podemos encontrar, no entanto, países que adotam horários fracionados. É o caso da Índia, na Ásia, cujo horário oficial está cinco horas e meia adiantado, em relação a Greenwich, e Suriname, na América do Sul. Seu horário oficial está três horas e meia atrasado em relação ao fuso do meridiano de origem.
 
O horário no Brasil

Como sabemos, a hora legal foi instituída para facilitar e não para complicar as relações entre as pessoas de diferentes lugares. Assim, em 1913, o país adotou o sistema de fusos aprovado pelo Congresso Nacional no dia 18 de junho deste ano. Mas se o Brasil adotasse rigorosamente os limites estabelecidos pelos fusos horários, teríamos muitos problemas práticos. Para se ter uma ideia, o estado da Paraíba, por exemplo, poderia ter horários diferentes, enquanto na parte litorânea seria 12h, na parte do sertão seria 11h. É por esse motivo que no mapa de fuso horário (limite prático) temos “umas curvinhas”, nos limites dos fusos, para indicar que tal estado está usando só um fuso horário e não dois.

Para evitar problemas desse tipo o Brasil adaptou, assim como vários países, seus fusos horários para facilitar as comunicações entre as várias regiões. O Brasil até maio de 2008 possuia quatro fusos horários, no entanto, uma proposta de Tião Viana, senador do estado do Acre, propôs uma mudança no fuso brasileiro. O Diário Oficial da União (DOU) publicou a lei que reduz em uma hora a diferença entre o Acre e parte do Amazonas, em relação ao horário de Brasília. O Brasil passou a possuir três fusos horários, todos atrasados em relação ao fuso de Londres, pois nosso país está inteiramente a oeste do meridiano de Greenwich.
       
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou no dia 24/05/08, sem vetos, a lei que reduz de quatro para três o número de fusos horários usados no Brasil entrando em vigor no dia 24/06/08. Nas eleições presidenciais de 2010, o Acre fez um plebiscito onde a maioria da população aprovou a volta do antigo fuso horário, assim, o Acre terá novamente -2 horas em relação a Brasília, após a decisão do plebiscito virar lei. Veja a reportagem do acontecimento: http://www.politicaexterna.com/15146/acre-escolheu-em-plebiscito-paralelo-ao-segundo-turno-das-eleicoes-2010-que-retornara-ao-fuso-horario-de-duas-horas-em-relacao-a-brasilia
       
O primeiro fuso do Brasil, 30° W, abrange as ilhas oceânicas. O segundo corresponde o mais importante, pois abriga o fuso 45° W no qual temos nossa hora oficial abrangendo as regiões: Nordeste; Sudeste e Sul; os Estados do Tocantins, Amapá e Pará na Região Norte; e Goiás no Centro Oeste.
       
O terceiro fuso, 60° W, abrange os Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul no Centro Oeste; no Norte, os Estados de Roraima; Rondônia; Amazonas e o Acre.

Veja os Mapas:



Mudança no fuso horário do Brasil - Acesse os links abaixo


Estado do Acre voltará a ter -2 horas em relação a Brasília - Acesse o link abaixo

http://www.politicaexterna.com/15146/acre-escolheu-em-plebiscito-paralelo-ao-segundo-turno-das-eleicoes-2010-que-retornara-ao-fuso-horario-de-duas-horas-em-relacao-a-brasilia


Após analisar os mapas e ler os textos, responda as questões abaixo:

1. O território brasileiro é atravessado por quantos fusos horários (limite teórico)?

2. Por que nosso território é atravessado por vários fusos horários?

3. Analisando o mapa do Brasil de fuso horário (limite prático), quantos fusos horários o Brasil tinha, até a Lei N° 11.662, de 24/04/2008? Quantos fusos passou a ter, após a Lei?

4. Com a Lei N° 11.662, de 24/04/2008, o que mudou nos fusos horários do Brasil?

5. Por que quando assistimos a um telejornal, o repórter diz:  “São 19:00h, horário de Brasília”?

6. Se em Brasília são 19:00h, que horas são, respectivamente, na Bahia, em Mato Grosso e no Acre?